domingo, 28 de janeiro de 2018

O que é a Igreja

Resultado de imagem para Igreja - Instituição ou Organismo

A maioria das pessoas acredita que a Igreja é uma “instituição religiosa”, uma “construção com uma placa”, um grupo religioso de pessoas reunidas sob um título ou nome.

Julgam, ainda, que a Igreja necessita de um “registro social”, um documento “legal’ onde conste seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), e outras informações que identifiquem o tipo de instituição ou “órgão social”, algo que identifique o tipo de organização da sociedade e indique seu “ramo de atividade”…

Todos esses pensamentos, embora possam parecer coerentes quando se tratam da organização de uma “empresa”, ou da criação de uma “organização ou associação humana”, estão longe de serem aplicados à Igreja; aliás, ouso afirmar que ao tentara aplicar-se à Igreja esses conceitos, limitar-se-á a ação do SENHOR JESUS e Sua operação em relação a tal organização, pois fazendo-se isso (institucionalização da igreja), se estará criando o que DEUS condena.

Vejamos, na Bíblia, o que DEUS nos fala sobre a Igreja

  • MT. 16:18,19 ─ Aqui encontramos a verdade sobre “quem é que edifica a Igreja – JESUS! Ele afirma que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja, a Sua Igreja.
  • MT. 18:15-20 ─ Descobrimos, neste texto, que a Igreja é “alguém que pode nos ouvir” (dize-o à Igreja), e alguém que pode “nos falar” (se não ouvir a Igreja)… É portanto, alguém “vivo”.
  • AT. 2:38-47; 4:32-25 ─ Aqui temos o relato de que o SENHOR acrescentava, todos os dias, pessoas à Igreja. Isto mostra que, a esse grupo de pessoas em determinada cidade, que foram batizadas em nome de JESUS (AT. 2:28), era dado o nome de Igreja.
  • AT. 5:17-29 (v.14) ─ Vemos aqui que a Igreja não está sujeita às leis ou mandamentos dos homens, que, inclusive, pode ir contra determinações de autoridades humanas, quando estas forem contrárias aos princípios do SENHOR e da Sua Palavra.
  • AT. 8:1; 9:4,5 ─ Aqui encontramos o fato de que a Igreja é única em cada cidade, e que ao tocar na Igreja (ou em um de seus membros), se está tocando em CRISTO. Saulo perseguia os cristãos (discípulos de JESUS), e JESUS lhe afirma: “Eu Sou JESUS, a quem tu persegues”.
  • AT. 11:26 ─ Os discípulos que moravam em Antioquia eram a Igreja em Antioquia.
  • AT. 12:1,5-12 ─ Vemos aqui um governo humano maltratando aqueles que eram da Igreja e prendendo-os; e a oração da Igreja moveu o reino celestial e libertou aquele a quem o governo humano mandara prender.

Ora, em suma, aprendemos através da Palavra e da vida de CRISTO que:

  • JESUS morreu para reunir num só corpo os filhos de DEUS que andavam dispersos – João 11:51, 52.
  • A Igreja e composta por muitos membros, e nela os dons do Espírito Santo promovem a sua edificação sem distinção alguma, nem mesmo de sexo1 CO. 12:4-11, 18, 25, 28-20; 14:26; GL. 3:26-28.

Diferentemente de qualquer coisa que o homem possa iniciar e que estará sob o governo do Maligno – 1 JO. 5:19 – como estão todas as instituições humanas, a Igreja é uma instituição Divina e, portanto, não é controlada pelas leis deste mundo, como também não o é o casamento.

Na sociedade, os homens criam associações, empresas, instituições religiosas, e muitas outras coisas que, por serem “naturais” e “humanas”, estão subordinadas às leis humanas.

Não é assim com a Igreja!

A Igreja, em Sua expressão prática e local, tem as mesmas características da Igreja Universal ─ é espiritual.

Como pessoas físicas e civís, cada um de nós tem seu CPF, Registro de Nascimento, Certidão de Casamento, etc… Mas é preciso que compreendamos que o mesmo não se aplica ao Corpo de CRISTO – A Igreja.

No momento que alguém cria uma instituição religiosa, esse pessoa incorre no pecado da dissenção e da blasfêmia (GL. 3:20; AP. 17:1-3), pois está associando o Nome do SENHOR a algo maligno (facção), nivelando o ajuntamento dos santos, a Igreja, às piores instituições do mundo. Ai de nós ou de quem quer que seja que faça tal coisa.

QUE O SENHOR JESUS nos livre desse engodo de satanás, de tentar institucionalizar a Igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.