quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

MANTENHA LIMPO SEU CORAÇÃO

limpos de coracao

"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;"  (Mateus 5:8)

Em Marcos 7:8-23 JESUS ensina que nada que entra “pela boca” pode nos contaminar ou prejudicar nosso relacionamento com DEUS, pois todos os alimentos que ingerimos, vão para “o estômago” – ali são digeridos, os nutrientes extraídos e o resto é “lançado fora” por nosso sistema excretor. Por isso ELE afirmou que não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas sim o que sai da boca que o contamina, pois a boca fala daquilo que o coração está cheio. (Mateus 12:34).

Ora, se somente “os limpos de coração” é que verão a DEUS, então precisamos manter nosso coração limpo. Naturalmente, portanto, surge a pergunta: como o coração é contaminado?

Observemos que aqui o termo “coração” claramente está se referindo à “mente” ou “pensamento”, pois pensamos (ou deveríamos) para falar… Sendo assim, temos que vigiar “as entradas do coração”, a saber, nossos olhos e nossos ouvidos, pois são estas as “portas de entrada” de nossa mente. Nós “gravamos” aquilo que vemos e ouvimos e assim, criamos um “arquivo” um “memorial” com as informações recepcionadas por esses condutores.

Portanto, se pretendemos “ver a DEUS”, é preciso que comecemos a cuidar daquilo que deixamos entrar em nossos olhos e em nossos ouvidos.

Que possamos fazer como o salmista que afirmou:

"Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim."  (Salmos 101:3)

E com relação aos nossos ouvidos, assim nos fala a Palavra de DEUS:

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;"  (II Timóteo 4:3)

"E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas."  (II Timóteo 4:4)

"Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade."  (Tito 1:14)