segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A CASA DE DEUS… COMO É EDIFICADA? (Parte I)

clip_image002

"Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo."  (I Pedro 2:5)

É tremendo como DEUS nos ensina através de Sua Palavra, quando nos dispomos a aprender com ELE sobre os mistérios da Eternidade e do mundo espiritual.

quer construir ou reformarl__7C9E01_1Refletindo sobre a construção de uma casa para moradia, fiquei pensando no material empregado e achei impressionante a comparação que a Bíblia faz entre a Igreja e a Casa de DEUS… "Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade."  (I Timóteo 3:15).

Percebo, na Palavra de DEUS, que o mesmo cuidado que um construtor tem no momento de edificar qualquer edifício, assim também DEUS tem quando está edificando Sua casa…"Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus."  (I Coríntios 3:9). DEUS compara Sua Igreja não apenas à uma “lavoura”, mas também a um “edifício”, e a própria Palavra de DEUS nos mostra porque…

A Base da Igreja

Primeiramente, antes do início de qualquer construção, é preciso que se escolha “o terreno”, a “base” onde será lançado “o fundamento” do edifício. Hoje em dia, muitos conhecem “o fundamento da Casa de DEUS – que é JESUS CRISTO – “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”  (I Coríntios 3:11).

Lamentavelmente, entretanto, a grande maioria do povo evangélico de um modo geral ignora completamente a questão da Base para a Construção da Casa de DEUS.

1 Co. 3:9-17

A Bíblia compara a Igreja com um Edifício (em construção). A igreja, contudo, não é um edifício material. Ela é comparada com um edifício! E porque razão? Porque ambos, a igreja e um edifício, têm entre si certas semelhanças que passaremos a estudar agora...

Ambos, Edifício e Igreja, dependem de duas coisas essenciais e fundamentais para seu perfeito funcionamento: o FUNDAMENTO e a BASE. Examinemos a aplicação de cada uma dessas coisas:

Em 1 Coríntios 3:9-17 DEUS compara a igreja com um edifício, e em Efésios 2:21 nos fala que esse edifício tem que ser bem ajustado!

O FUNDAMENTO

Paulo, ao mencionar a "igreja" como um "edifício", comparou-se a um sábio arquiteto  e construtor, colocando JESUS CRISTO como único fundamento! Mas o que é o fundamento? Fundamento, em se falando de construção, é a parte que, embora não sendo vista, pois na maioria das vezes fica sob o solo, escondida, mas é a parte que dá sustento ao edifício como um todo. Se o fundamento não for bem colocado, se não for colocado sobre algo sólido, então todo o prédio construído sobre esse fundamento está fadado à ruir, pois que o fundamento não tem firmeza.

É o fundamento de um edifício a primeira coisa a ser providenciada em uma construção!

O Fundamento é, pois, a firmeza do Edifício! O seu sustento.

Ao colocarmos JESUS CRISTO, como único fundamento, como único foco de nossa fé, de nossa esperança, e de nossa salvação, certamente estamos concordando com a Palavra de DEUS que afirma que não há salvação em nenhum outro. Só há um único mediador e intercessor entre DEUS e os homens: JESUS CRISTO, homem (1 TM. 2:5)

Mas, e a Base? A Base de um edifício, é a parte visível do mesmo. É colocada sobre o fundamento, é sobre a base que o edifício será edificado. É sobre a base que serão levantadas as colunas e as paredes de um edifício. É necessário que, para que uma construção seja bem sucedida, sua base seja uma base plana, pois caso contrário, se for uma base inclinada ou torta, o edifício não poderá ser construído e, se for, dificilmente alguém poderá utilizá-lo para moradia. E a igreja, é a casa de DEUS (1 Tm. 3:15), e deve ser construída de forma correta.

Vejamos, então, qual é a Base correta da Igreja de CRISTO…

(continua…)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e feedback sobre nossos artigos..
Por gentileza deixe aqui seus comentários.